Sustentabilidade e Educação
A sustentabilidade, um dos temas
centrais da Rio+20, acontece de forma pensada, num processo generalizado de
educação fomentando a interatividade entre nós, a natureza e o planeta Terra.
Pela educação devemos buscar um movimento de equilíbrio e respeito a todas as
formas de vida, pensando nas gerações futuras construindo uma democracia sócio
ecológica, como dizia Paulo Freire, com frequência: “a educação não muda o
mundo, mas muda as pessoas que vão mudar o mundo”.
Essa educação não nos moldes
convencionais que conhecemos hoje, mas com um olhar onde todas as ações estão
impregnadas de ecologia como um movimento de sustentabilidade, como uma ação
transversal, multidisplicinar e interativa, que deve incluir as quatro grandes
tendências da ecologia: a ambiental, a social, a mental e a integral ou
profunda (a que discute nosso lugar na natureza). Os educadores devem ter sua visão ampliada
com a perspectiva de: educar para o bem viver, que é a arte de vivem em
harmonia com a natureza, onde todos podem e devem usufruir de forma responsável
e equitativa dos recursos da cultura e do desenvolvimento sustentável.
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Tatiani (M00018): A frase de Paulo Freire já exemplifica tudo. O caminho só pode ser feito através da educação, para chegarmos ao futuro de um mundo melhor.
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